top of page

CEO

Paulo Illes

WhatsApp Image 2025-04-13 at 13.43_edited.jpg

Nosso fundador

Paulo Illes é um dos principais articuladores das políticas migratórias no Brasil e uma referência internacional no tema.

 

Foi diretor substituto do Departamento de Migração e coordenador-geral de Política Migratória do Ministério da Justiça, onde coordenou a consulta pública para a construção da nova Política Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia, além de ter idealizado a 2ª Conferência Nacional de Migrações e Refúgio (Comigrar) e a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras, instituída pelo Ministério em 2023.

Exerceu papel estratégico no processo de construção e aprimoramento da atual Lei de Migração (Lei 13.445/2017), realizando advocacy junto ao Congresso Nacional e sugerindo artigos centrais como o artigo 120, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Migração, bem como dispositivos que garantem o direito à sindicalização de pessoas migrantes e a descriminalização da manifestação política — avanços fundamentais no marco normativo brasileiro.

Na Prefeitura de São Paulo, atuou como coordenador de Políticas para Migrantes, sendo responsável pela organização da primeira Comigrar municipal do país, pela criação do primeiro Conselho Municipal de Imigrantes e pela formalização do acordo de bancarização de migrantes e refugiados. Também coordenou a estruturação da primeira política municipal de migração institucionalizada do Brasil, com a implementação de equipamentos permanentes como o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI).

É fundador da Rede Sem Fronteiras e do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), importantes espaços de articulação e defesa dos direitos de migrantes e refugiados que atuam no Brasil e internacionalmente, com presença em 18 organizações da América Latina, Espanha e Portugal.

Sua trajetória internacional inclui representação em redes globais e projetos de cooperação. Atuou na França, onde coordenou o projeto Aliança Migração, uma iniciativa que articula governos locais e sociedade civil, liderada pela ANVITA – Associação de Vilas e Territórios de Acolhida da França, em parceria com a Organização para uma Cidadania Universal (OCU), com sede em Paris. O projeto mobilizou 97 cidades da Europa, África e América Latina em políticas de acolhimento e integração.

É autor de artigos sobre migração, com publicações em veículos como o Le Monde Diplomatique, colaborador do filme “Os Sete Prisioneiros” (sobre tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão), e foi reconhecido com o Prêmio de Personalidade e Defensor dos Direitos Humanos, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e com o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos, concedido pela Fundação Dois de Julho, em memória do pastor presbiteriano Jaime Wright, símbolo da resistência pacífica contra a ditadura e da luta pelos direitos humanos no Brasil.

Integra o Conselho Consultivo do BRICS Policy Center e o Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SP. É também um dos fundadores do Fórum Social Mundial de Migrações, espaço no qual segue atuando pela construção de políticas públicas que garantam direitos, acolhimento e inclusão a migrantes e refugiados.

bottom of page